Serão disponibilizadas duas formas de inscrição: 1. Como Leitor; 2. Como apresentador de trabalho.
Os interessados devem enviar a inscrição para o e-mail historiaehistoriografiafamasul@gmail.com até 02 DE NOVEMBRO de 2017. Com os seguintes dados:
1. Nome completo 2. Instituição de ensino superior (IES) ao qual está vinculado e titulação 3. Resumo expandido anexado em formato docx. (Somente para inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”)
Olá Noadia, veja bem, o certificado de comunicador não constará com carga horária. Se o participante quiser receber as 10 h/aula como leitor é só realizar as intervenções pedidas.
Boa noite! Participar deste simpósio e algo muito importante é gratificante ao nosso desenvolvimento intelectual na academia. Quero em primeira mão parabenizar a FAMASUL na pessoa de seus desenvolvedores (do Simpósio) meus professores M.S Alexandre de Lima e Estevam Machado, que propiciam não tão somente aos acadêmicos da FAMASUL mais de uma forma mais ampla a todos q se interessam ou tem curiosidade pela História enquanto ciência. Que este 1° simpósio seja primeiro de muitos outros que eu possa participar.
Carlos Antônio da Silva 4° período de História AEMASUL. FAMASUL
Iniciativa maravilhosa da Famasul. Esse é o quarto evento online que participo em 2017. Nem sempre é possível viajar: falta dinheiro, tempo e outras questões. Estou gostando muito. Parabéns.
Muito interessante relatar o período que começa com a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889, e que vigora até os dias de hoje.(O GOLPE REPUBLICANO DE 1889 de José Nilson Santos71) Moisés Valentim Xavier 3º Período de História AEMASUL-FAMASUL
Uma proposta bastante inovadora representar o conjunto de aspectos atrelados ao Egito Antigo com base no filme "A MÚMIA". Que deixa a pesquisa um pouco mais prazerosa, mas isso não significa que será nem um pouco mais fácil. (A REPRESENTAÇÃO FILMOGRÁFICA SOBRE O ANTIGO EGITO NO CASO DO FILME “A MÚMIA”, (1999) – PRIMEIRAS DISCUSSÕES de Carlos Albino de Oliveira)
Moisés Valentim Xavier 3º Período de História AEMASUL-FAMASUL
Gostei bastante do tema abordado sobre o livro de Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Trazendo a tona sobre os primeiros cristãos e representantes do judaísmo formativo, e a reconstrução da identidade judaica após a destruição de Jerusalém pelo Império Romano. (A IDENTIDADE JUDAICA NO SÉCULO I E O DISCURSO APOLOGÉTICO DO EVANGELHO DE MATEUS. Lucas de Mattos Moura Fernandes)
Moisés Valentim Xavier 3º Período de História AEMASUL-FAMASUL
Infelizmente não pude participar antes: problemas de saúde con minha mãe. Mas vou tentar participar hoje e amanhã. No próximo quero participar como comunicadora. Aline Nunes Rangel UNEB
A GUERRA DOS MASCATES: RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS ENTRE A NOBREZA DA TERRA E OS MASCATES RADICADOS NO RECIFE De fato, participar de um projeto como este é de fundamental importância tanto para os leitores que de alguma forma não estão procurando uma formação acadêmica, mas querem de alguma forma adquirir conhecimento, como também, para os futuros professores, que estão à caminha de sua formação. A guerra do Mascate é uma dessas curiosidades, que tem como objetivo elencar uma luta de poder político entre Pernambuco em especial Recife e Olinda e de alguma forma não foi benéfico nem para um nem tão pouco para o outro. Isso porque os holandeses ao serem expulsos das terras pernambucanas, de alguma forma estagnou a economia, sofrendo uma crise, gerando um conflito não só econômico, mas também político. É preciso de fato, conhecer o que foi essa guerra, as causas e consequências para a região. José Cícero da Silva 5º período de História AEMASUL – FAMASUL O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO É FRUTO DO SEU TEMPO: O museu da imagem e do som do Rio de Janeiro O museu de fato é um lugar histórico considerado um dos pioneiros na busca de representações históricas referentes a tudo que foi vivenciado pela humanidade, como também, as grandes inovações que fazem parte do cotidiano do homem. Falar e pesquisar sobre o museu seja ele qual for o seu eixo principal e cultural é um grande construtor para a memória da história. Isso faz com que todos de alguma forma, estudantes ou não, deva visitar mais os museus, pois, museu é cultura, lembrança histórica, e principalmente é memória. José Cícero da Silva 5º período de História AEMASUL – FAMASUL TEMÁTICAS E REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DA BAIXA IDADE MÉDIA (1986-2010) Este artigo traz consigo várias informações referentes à baixa idade média, principalmente no que diz respeito à idade média como idade das trevas, de forma, até que acaba desqualificando, não apenas a cultura, mas a arte da idade média. Vale ressaltar que é bom entender quais foram os processos que levaram a idade média a esse patamar preconceituoso, pois, foi um período de pouco desenvolvimento social e também cultural, sendo que a cultura de alguma forma era controlada pela igreja católica. Além disso, muitos outros fatores contribuíram para esse pouco desenvolvimento histórico, e é bom analisar esse processo histórico para que não caímos na mera ideia de idade das trevas. José Cícero da Silva 5º período de História AEMASUL – FAMASUL
Simpósio 8 Memória e resistência: grupos étnicos e história. Gostei de todos os temas desse simpósio. Sobre o resumo A umbanda no Brasil: medo e preconceito ao longo da história. As religiões de matriz africanas sofreram e sofrem diariamente atos de preconceito e discriminação no Brasil. O candomblé e a umbanda representam no Brasil uma parte importante da cultura africana no Brasil. Infelizmente a educação básica ainda tem um longo caminho na luta contra o ra racismo e a exclusão racial no Brasil.
Simpósio 8 resumo Ensino da Cultura Afro-brasileira: perspectivas da lei 10.639/2003 no tempo presente. Trabalhar a questão étnico-racial no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Nossa sociedade ainda insiste.no mito da democracia racial mesmo com inúmeros casos de racismo no Brasil
Simpósio 1 História e Educação resumo Livro didático de História: a importância de analisá-li. Os livros didáticos no Brasil estão mais dinâmicos e com atividades interessantes. No entanto, ainda prevalece as atividades de leitura e interpretação, indispensável ao conhecimento da História. O problema atual é a dificuldade dos estudantes em saber ler e interpretar. Muito alunos no Ensino Fundamental II são analfabetos funcionais. É preciso rever o processo de alfabetização no Brasil.
Falar da história do nosso país é sempre de extrema importância, e quando tratamos da nossa região se torna ainda mais prazerosa, nossa cultura é bastante rica, destacar a radiofonia foi formidável, pois se faz a análise do surgimento de algumas emissoras em Pernambuco, um programa de rádio destacado foi "Pernambuco você é meu" com o apresentador Alcemar Paiva. Milene Marinete 2° período de História AEMASUL-FAMASUL
O empoderamemeto está na mídia, com isso se faz necessário a discussão sobre esse tema, desde as civilizações antigas a mulher é vista como inferior ao homem, atualmente estamos ganhando espaço e conquistando nosso lugar. No início do século XX, a mulher foi entrando na indústria brasileira. A imagem de que a mulher tem que ser submissa ao homem está ficando para trás e aquela mulher bela, recatada e do lar, não está sendo mais um padrão a ser seguido. Milene Marinete 2°período de História AEMASUL-FAMASUL
O empoderamemeto está na mídia, com isso se faz necessário a discussão sobre esse tema, desde as civilizações antigas a mulher é vista como inferior ao homem, atualmente estamos ganhando espaço e conquistando nosso lugar. No início do século XX, a mulher foi entrando na indústria brasileira. A imagem de que a mulher tem que ser submissa ao homem está ficando para trás e aquela mulher bela, recatada e do lar, não está sendo mais um padrão a ser seguido. Milene Marinete 2°período de História AEMASUL-FAMASUL
Simpósio 3 História e Cultura resumo Temáticas e representações cinematográficas da Baixa Idade Média. Um filme que gosto muito é O nome da rosa. Apresenta uma crítica ao monopólio da Igreja sobre o conhecimento entre outras questões. Filme utilizado em muitas escolas da educação básica no Brasil. Aline Nunes Rangel UNEB
Como faço para participar?
ResponderExcluirOlá Penélope,
ResponderExcluirSerão disponibilizadas duas formas de inscrição:
1. Como Leitor;
2. Como apresentador de trabalho.
Os interessados devem enviar a inscrição para o e-mail historiaehistoriografiafamasul@gmail.com até 02 DE NOVEMBRO de 2017. Com os seguintes dados:
1. Nome completo
2. Instituição de ensino superior (IES) ao qual está vinculado e titulação
3. Resumo expandido anexado em formato docx. (Somente para inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”)
Mais informações entre na Aba "REGRAS"
Qual é o custo do evento? Terá certificado?
ResponderExcluirex aluno tambem poderá participar como apresentador?
ResponderExcluirOlá, o evento será gratuito e terá dois tipos de certificado:
ResponderExcluir1 como leitor, com 10 horas-aula
2 como comunicador
Ex alunos da instituição e alunos vinculados a outras IES poderão participar!
Qual a carga horária do certificado de comunicador?
ResponderExcluirOlá Noadia, veja bem, o certificado de comunicador não constará com carga horária. Se o participante quiser receber as 10 h/aula como leitor é só realizar as intervenções pedidas.
ExcluirOlá, como faz para se inscrever como leitor?
ResponderExcluirÉ simples, só enviar um e-mail para o endereço: historiaehistoriografiafamasul@gmail.com até 02 DE NOVEMBRO de 2017. Com os seguintes dados:
Excluir1. Nome completo
2. Instituição de ensino superior (IES) ao qual está vinculado e titulação
Olá! Sou estudante da Famasul estou no 4°periodo do curso de História e quero me escrever como leitor. Como faço?
ResponderExcluirSou ex-aluno da Puc Goiás? Quero me escrever como ouvinte posso.
ResponderExcluirClaro que sim! Estamos esperando sua participação!
ExcluirOlá, sou do 4 período de história. Já realizei minha inscrição.
ResponderExcluirOlá, afinal quando será o evento?
ResponderExcluirAs inscrições estão abertas até dia 02 de novembro e o evento ocorrerá dos dias 12 a 15 de novembro!
ExcluirNão estou conseguindo abrir o caderno de Resumos :(
ResponderExcluirNão temos acesso ao caderno de resumos, pois pelo link, ele se encontra no computador de alguém. No drive C (disco rígido) do computador do Estevam.
ResponderExcluirOlá! Sou Carlos Antônio da 4° período de Historia na FAMASUL. Estou ancioso para participar como leitor e interagir. No aguardo
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirParticipar deste simpósio e algo muito importante é gratificante ao nosso desenvolvimento intelectual na academia. Quero em primeira mão parabenizar a FAMASUL na pessoa de seus desenvolvedores (do Simpósio) meus professores M.S Alexandre de Lima e Estevam Machado, que propiciam não tão somente aos acadêmicos da FAMASUL mais de uma forma mais ampla a todos q se interessam ou tem curiosidade pela História enquanto ciência. Que este 1° simpósio seja primeiro de muitos outros que eu possa participar.
Carlos Antônio da Silva
4° período de História
AEMASUL. FAMASUL
Iniciativa maravilhosa da Famasul. Esse é o quarto evento online que participo em 2017. Nem sempre é possível viajar: falta dinheiro, tempo e outras questões. Estou gostando muito. Parabéns.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante relatar o período que começa com a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889, e que vigora até os dias de hoje.(O GOLPE REPUBLICANO DE 1889
ResponderExcluirde José Nilson Santos71)
Moisés Valentim Xavier
3º Período de História
AEMASUL-FAMASUL
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma proposta bastante inovadora representar o conjunto de aspectos atrelados ao Egito Antigo com base no filme "A MÚMIA". Que deixa a pesquisa um pouco mais prazerosa, mas isso não significa que será nem um pouco mais fácil. (A REPRESENTAÇÃO FILMOGRÁFICA SOBRE O ANTIGO EGITO NO CASO DO FILME “A MÚMIA”, (1999) – PRIMEIRAS DISCUSSÕES de Carlos Albino de Oliveira)
ExcluirMoisés Valentim Xavier
3º Período de História
AEMASUL-FAMASUL
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGostei bastante do tema abordado sobre o livro de Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Trazendo a tona sobre os primeiros cristãos e representantes do judaísmo formativo, e a reconstrução da identidade judaica após a destruição de Jerusalém pelo Império Romano. (A IDENTIDADE JUDAICA NO SÉCULO I E O DISCURSO APOLOGÉTICO DO EVANGELHO DE MATEUS. Lucas de Mattos Moura Fernandes)
ExcluirMoisés Valentim Xavier
3º Período de História
AEMASUL-FAMASUL
Infelizmente não pude participar antes: problemas de saúde con minha mãe.
ResponderExcluirMas vou tentar participar hoje e amanhã. No próximo quero participar como comunicadora.
Aline Nunes Rangel
UNEB
A GUERRA DOS MASCATES: RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS ENTRE A
ResponderExcluirNOBREZA DA TERRA E OS MASCATES RADICADOS NO RECIFE
De fato, participar de um projeto como este é de fundamental importância tanto para os
leitores que de alguma forma não estão procurando uma formação acadêmica, mas querem de
alguma forma adquirir conhecimento, como também, para os futuros professores, que estão à
caminha de sua formação.
A guerra do Mascate é uma dessas curiosidades, que tem como objetivo elencar uma
luta de poder político entre Pernambuco em especial Recife e Olinda e de alguma forma não
foi benéfico nem para um nem tão pouco para o outro. Isso porque os holandeses ao serem
expulsos das terras pernambucanas, de alguma forma estagnou a economia, sofrendo uma
crise, gerando um conflito não só econômico, mas também político. É preciso de fato,
conhecer o que foi essa guerra, as causas e consequências para a região.
José Cícero da Silva
5º período de História
AEMASUL – FAMASUL
O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO É FRUTO DO SEU
TEMPO:
O museu da imagem e do som do Rio de Janeiro
O museu de fato é um lugar histórico considerado um dos pioneiros na busca de
representações históricas referentes a tudo que foi vivenciado pela humanidade, como
também, as grandes inovações que fazem parte do cotidiano do homem. Falar e pesquisar
sobre o museu seja ele qual for o seu eixo principal e cultural é um grande construtor para a
memória da história. Isso faz com que todos de alguma forma, estudantes ou não, deva visitar
mais os museus, pois, museu é cultura, lembrança histórica, e principalmente é memória.
José Cícero da Silva
5º período de História
AEMASUL – FAMASUL
TEMÁTICAS E REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS
DA BAIXA IDADE MÉDIA (1986-2010)
Este artigo traz consigo várias informações referentes à baixa idade média,
principalmente no que diz respeito à idade média como idade das trevas, de forma, até que
acaba desqualificando, não apenas a cultura, mas a arte da idade média. Vale ressaltar que é
bom entender quais foram os processos que levaram a idade média a esse patamar
preconceituoso, pois, foi um período de pouco desenvolvimento social e também cultural,
sendo que a cultura de alguma forma era controlada pela igreja católica. Além disso, muitos
outros fatores contribuíram para esse pouco desenvolvimento histórico, e é bom analisar esse
processo histórico para que não caímos na mera ideia de idade das trevas.
José Cícero da Silva
5º período de História
AEMASUL – FAMASUL
Simpósio 8 Memória e resistência: grupos étnicos e história. Gostei de todos os temas desse simpósio.
ResponderExcluirSobre o resumo A umbanda no Brasil: medo e preconceito ao longo da história. As religiões de matriz africanas sofreram e sofrem diariamente atos de preconceito e discriminação no Brasil. O candomblé e a umbanda representam no Brasil uma parte importante da cultura africana no Brasil. Infelizmente a educação básica ainda tem um longo caminho na luta contra o ra racismo e a exclusão racial no Brasil.
Simpósio 8 resumo Ensino da Cultura Afro-brasileira: perspectivas da lei 10.639/2003 no tempo presente.
ResponderExcluirTrabalhar a questão étnico-racial no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Nossa sociedade ainda insiste.no mito da democracia racial mesmo com inúmeros casos de racismo no Brasil
Simpósio 1 História e Educação resumo Livro didático de História: a importância de analisá-li.
ResponderExcluirOs livros didáticos no Brasil estão mais dinâmicos e com atividades interessantes. No entanto, ainda prevalece as atividades de leitura e interpretação, indispensável ao conhecimento da História. O problema atual é a dificuldade dos estudantes em saber ler e interpretar. Muito alunos no Ensino Fundamental II são analfabetos funcionais. É preciso rever o processo de alfabetização no Brasil.
Falar da história do nosso país é sempre de extrema importância, e quando tratamos da nossa região se torna ainda mais prazerosa, nossa cultura é bastante rica, destacar a radiofonia foi formidável, pois se faz a análise do surgimento de algumas emissoras em Pernambuco, um programa de rádio destacado foi "Pernambuco você é meu" com o apresentador Alcemar Paiva.
ResponderExcluirMilene Marinete
2° período de História
AEMASUL-FAMASUL
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO empoderamemeto está na mídia, com isso se faz necessário a discussão sobre esse tema, desde as civilizações antigas a mulher é vista como inferior ao homem, atualmente estamos ganhando espaço e conquistando nosso lugar. No início do século XX, a mulher foi entrando na indústria brasileira. A imagem de que a mulher tem que ser submissa ao homem está ficando para trás e aquela mulher bela, recatada e do lar, não está sendo mais um padrão a ser seguido.
ResponderExcluirMilene Marinete
2°período de História
AEMASUL-FAMASUL
O empoderamemeto está na mídia, com isso se faz necessário a discussão sobre esse tema, desde as civilizações antigas a mulher é vista como inferior ao homem, atualmente estamos ganhando espaço e conquistando nosso lugar. No início do século XX, a mulher foi entrando na indústria brasileira. A imagem de que a mulher tem que ser submissa ao homem está ficando para trás e aquela mulher bela, recatada e do lar, não está sendo mais um padrão a ser seguido.
ResponderExcluirMilene Marinete
2°período de História
AEMASUL-FAMASUL
Simpósio 3 História e Cultura resumo Temáticas e representações cinematográficas da Baixa Idade Média.
ResponderExcluirUm filme que gosto muito é O nome da rosa. Apresenta uma crítica ao monopólio da Igreja sobre o conhecimento entre outras questões. Filme utilizado em muitas escolas da educação básica no Brasil.
Aline Nunes Rangel
UNEB
Olá, gostaria de saber quando ISBN. Desde já, obrigada.
ResponderExcluirEstamos trabalhando nisso, esperamos que o mais rápido possível, mas sem previsão.
ExcluirTem previsão para publicação com ISBN ?
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirTem previsão de quando os certificados estarão disponíveis?
Aline Nunes Rangel
UNEB
O mais rápido possível
ExcluirSdds ISBN e certificados! <\3
ResponderExcluirBoa noite. Os trabalhos completos serão publicados?
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